INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Connect

  • Certificado de Origem

  • Convenção Coletiva de Trabalho

  • Comunicação

  • Contato
  • O Sistema que Move


Confiança dos comerciantes fecha 2019 com quarta alta consecutiva

Publicado em 08/01/2020

Dezembro teve o melhor nível do indicador para o mês em toda série histórica
 
O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de dezembro registrou a quarta alta consecutiva em 2019 e avançou no nível otimista para 131,2 pontos com uma variação positiva de 5,6% em relação a novembro e de 9,9% em relação a dezembro de 2018. Este resultado foi o maior registrado para um mês de dezembro em toda a série histórica, iniciada em 2011. A melhora do indicador foi puxada, mais uma vez, pelo avanço da avaliação sobre as condições atuais da economia.
 
No avanço do mês, todos os subíndices apresentaram crescimento. Já em relação ao ano passado, apenas o subíndice que avalia as expectativas apresentou recuo, mas ainda se encontra em patamar elevado. O destaque em dezembro foi para a melhoria na avaliação das condições atuais da economia, do setor e da empresa (ICAEC), com crescimento de 8,9% frente ao mês anterior e de 33,4% frente ao ano passado, avançando no nível otimista, marcando 113,6 pontos.
 
A avaliação das Expectativas (IEEC) para os próximos meses subiu 2,3% na primeira comparação e caiu 1,7% na segunda, marcando 163,7 pontos. Já o que avalia as condições de Investimentos (IIEC) teve alta de 7,5% frente ao mês anterior e avançou 9,1% em relação ao ano passado, atingindo 116,4 pontos.
 
O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, pontua que o índice obtido é o melhor para um mês de dezembro de toda série histórica e que, de forma geral, os empresários do comércio estão mais otimistas. “Os indicadores da economia estão evoluindo e para 2020 a expectativa é de um cenário ainda mais favorável para o comércio”, explicou.
 
A análise por porte de empresa revelou que as avaliações dos empresários de menor porte, até 50 empregados, avançaram no patamar otimista para 131,4 pontos. Já para os empresários do comércio de maior porte, acima de 50 empregados, o subíndice continuou no nível otimista de 122,5 pontos.
 
Brasil
O resultado nacional ficou menor que o índice capixaba, foi de 125,1 pontos no mês de dezembro de 2019, o que representou uma alta de 1,6% em relação a novembro. Já na comparação anual, a confiança teve um crescimento de 8,4%.
 
Nota Técnica
 
Os dados do Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para elaboração das análises estaduais. A ICEC é um indicador que mede a percepção dos empresários do comércio sobre a situação atual e futura da economia, do setor e da empresa e a propensão a investir. A amostra é de, no mínimo, 175 empresas comerciais localizadas na capital Vitória – ES. A análise local é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

Confiança dos comerciantes fecha 2019 com quarta alta consecutiva

Compartilhe:

 



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.