INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Connect

  • Certificado de Origem

  • Convenção Coletiva de Trabalho

  • Comunicação

  • Contato
  • O Sistema que Move


Inadimplência das famílias capixabas registra o menor percentual para novembro desde 2014

Publicado em 20/12/2019

Indicador, no entanto, apresentou um crescimento mensal

A pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) apontou que houve uma alta de 1 ponto percentual de famílias inadimplentes, em novembro, após dez meses consecutivos de recuo, passando a 30,3%. Já as endividadas, apresentaram um leve recuo de 0,7 pontos percentuais no índice em relação ao mês de outubro, passando para 62,7% e em relação ao ano de 2018 o recuo foi de 9,2 pontos percentuais. 

A alta nas famílias inadimplentes está relacionada ao 17,1% que declarou não ter condições de pagar suas dívidas atrasadas, o que resulta em um aumento nos próximos meses, porém apesar desse crescimento no indicador dos inadimplentes, este resultado registrado é a menor marca para um mês de novembro desde 2014.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que os indicadores seguem melhorando, especialmente quando se compara a situação registrada há um ano, no entanto, acredita que a recuperação sustentável da confiança das famílias e da capacidade de pagamento ainda depende do maior dinamismo do mercado de trabalho.  “Para o final de 2019, a renda extra advinda da liberação dos recursos do FGTS e PIS/PASEP e do 13º salário, além da inflação sob controle, juros em queda e das oportunidades de emprego temporário típicos do período das festas de final de ano, deverão contribuir para um melhor ajuste no orçamento e para novas compras.”, comenta. 

O maior nível de endividamento e inadimplência está concentrado nas famílias de renda mais baixa (renda familiar até 10 salários mínimos). Enquanto para esse grupo o nível de endividamento está em 65,4% e o de inadimplência em 34,5%, para o outro grupo (com renda familiar acima de 10 s.m.) o endividamento está em 45,6% e a inadimplência em 8,8%. 

Entre os endividados, a parcela de comprometimento da renda mensal com dívidas ficou, em média, em 28,7% e com a renda comprometida pelos próximos 7 meses. Já os inadimplentes afirmaram que o pagamento está atrasado, em média, há 66 dias. 

Modalidades de pagamento
O cartão de crédito continuou figurando como o principal tipo de dívida, sendo apontado por 74,6% das famílias endividadas. A categoria “outros” é o segundo tipo mais representativo (31,2%), com o crescimento de financiamentos de carro e crédito consignado.

Brasil

O número de endividados no País teve um aumento de 0,4% em novembro em relação ao mês anterior. Já o percentual de inadimplentes diminuiu para 24,7% e 10,2% afirmou que não terá condições de pagar suas dívidas no próximo mês.


Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações para a elaboração das análises de seus estados. A pesquisa é realizada com uma amostra de, no mínimo, 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.  


Inadimplência das famílias capixabas registra o menor percentual para novembro desde 2014

Compartilhe:

 



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.