INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Connect

  • Certificado de Origem

  • Convenção Coletiva de Trabalho

  • Comunicação

  • Contato
  • O Sistema que Move


Setembro registrou alta nas vendas do comércio capixaba

Publicado em 20/11/2019

Mesmo com instabilidade, o setor apresenta crescimento
 
A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), analisada pela Assessoria Econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), apresentou alta nas vendas do comércio capixaba nos conceitos restrito e ampliado, depois do recuo no mês de agosto. O comércio restrito acumulou de janeiro a setembro uma alta de 5,0%, já o ampliado de 4,6% em relação ao mesmo período. 
 
Duas particularidades que contribuíram para estes resultados foram os dois dias úteis a mais nesse ano em relação a setembro de 2018, e o início da liberação dos saques do FGTS com o período de promoções do comércio. 
 
Em relação ao ano passado, seis dos dez segmentos pesquisados obtiveram variação positiva em setembro de 2019, com destaque para Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (+78,6%). De janeiro a setembro, esse segmento tem se destacado positivamente com um crescimento acumulado de 53,6% no ano.
 
O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, acredita que, apesar do desemprego ainda alto, a inflação e os juros baixos tem ajudado no consumo das famílias. “Aos poucos a confiança dos consumidores está voltando, porém seguindo o ritmo da lenta recuperação do mercado de trabalho, que ainda é o maior desafio nesse contexto. Para os próximos meses, a expectativa é de que as vendas ganhem um pouco mais de fôlego sob influência de ações promocionais do fim do ano”, explica. 
 
As expectativas de vendas aumentam com a chegada da Black Friday, o pagamento do décimo terceiro salário e a movimentação das festas de final de ano.
 
Brasil
 
No Brasil, o comércio restrito apresentou uma variação positiva de 0,7% frente a agosto e de 2,1% em relação a setembro de 2018. Já o comércio ampliado cresceu 4,4% em relação a agosto e 3,6% em relação a setembro de 2018. 
 
No comércio restrito as taxas positivas alcançaram 16 das 27 unidades da federação, com destaque para Amapá (+21,3%); Amazonas (+12,5%) e Tocantins (+9,7%). Já no comércio ampliado houve resultados positivos em 21 das 27 unidades da federação, com destaque para Amapá (+28,3%); Santa Catarina (+13,1%) e Tocantins (+11,3%).
 
Nota Técnica
 
Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) são disponibilizados mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PMC tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do comércio no País e nas Unidades da Federação a partir da receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. Os dados são divulgados com 2 (dois) meses de defasagem e poderão sofrer atualizações na divulgação seguinte. A análise dos dados do Espírito Santo é elaborada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES. 

Setembro registrou alta nas vendas do comércio capixaba

Compartilhe:

 



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.