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Desempenho do setor de serviços capixaba apresenta instabilidade

Publicado em 19/11/2019

 

O mês de setembro apresentou recuo, após de duas altas consecutivas nos pontos percentuais 


Conforme se tem verificado, o desempenho do setor de serviços no Espírito Santo vem sendo marcado pela instabilidade durante o ano de 2019. Os dados da Pesquisa Mensal de Serviço (PMS), com análise do Espírito Santo elaborada pela Assessoria Econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES), após duas altas consecutivas nos meses anteriores, apresentaram um recuo de 4,4% no mês de setembro em relação ao de agosto, mas em relação a setembro do ano passado houve alta de 1,6%.  


O acumulado de janeiro a setembro de 2019 para o setor no Estado continuou praticamente estável (+0,1%) em relação ao mesmo período do ano passado. O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que, conforme previsto na análise da pesquisa de agosto, mesmo com duas variações positivas consecutivas ainda não se poderia falar em retorno da tendência de crescimento, pois o cenário econômico possui um grau de instabilidade. Porém, ele acredita que a chegada das festas de final de ano e do verão deverá movimentar a atividade, trazendo oportunidades para melhorar os resultados e fechar o ano positivo.


 Brasil


O Espírito Santo se destacou com o décimo melhor resultado nessa comparação (+1,6%) entre os estados brasileiros. No acumulado dos primeiros nove meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado, o volume de serviços apresentou crescimento de 0,6%. Em relação ao mês anterior, o indicador de volume de serviços do país cresceu 1,2% e na comparação com setembro de 2018 a alta foi de 1,4%. Um dos setores que tiveram alta no mês de setembro foi o turismo, 4,8% em relação ao mês anterior, mas em comparação ao ano passado o crescimento foi de 1%. 


Nota Técnica


A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é disponibilizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País e nas Unidades da Federação, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Os dados poderão sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

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