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Intenção de consumo das famílias de Vitória tem nona alta em outubro

Publicado em 31/10/2019

Mesmo com a alta, o indicador ainda não alcançou o patamar de otimismo

Em trajetória de crescimento desde janeiro de 2019, a intenção de consumo das famílias de Vitória cresceu mais uma vez em outubro, sendo 3,3% maior em relação ao mês anterior, e 23,3% em relação ao ano passado, atingindo 64,2 pontos em outubro. 

Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), com análise regional realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES, mostram que o indicador calculado para as famílias com ganhos abaixo de 10 salários mínimos (s.m.) mais uma vez foi o responsável pelo crescimento geral do índice. Já o índice calculado para as famílias com renda maior recuou em outubro, mas permaneceu no patamar de satisfação (acima de 100 pontos).

Embora o indicador abaixo de 100 pontos ainda mostre a insatisfação das famílias com o nível de consumo atual, observou-se uma clara recuperação do índice ao longo de 2019. Entre os indicadores mais bem avaliados da pesquisa está o de Emprego Atual, que obteve alta de 0,7% em relação ao mês anterior, marcando 104,2 pontos.

O indicador de satisfação da Renda Atual também cresceu em relação ao mês passado, com uma alta de 2,4% e de 10,7% em relação a 2018. Resultado que reflete na avaliação das Perspectivas de Consumo para os próximos meses, que obteve alta de 3,6% na comparação mensal e de 31,6% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Na avaliação do presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, o índice que mede a intenção de consumo das famílias tem mostrado os reflexos da estabilidade de preços e a reação do mercado de trabalho. “Esses fatores têm influenciado a melhora da percepção das famílias em relação a sua renda e disposição para o consumo. Os dados mostram que as famílias estão numa posição mais favorável em relação ao ano passado, o que deve contribuir para um maior dinamismo dos indicadores nesse final de ano”, aponta o presidente.


Brasil

A ICF apurada para o Brasil obteve alta de 0,2% em outubro de 2019 em relação a setembro, marcando 93,3 pontos. Na comparação agosto de 2018 avançou 7,7%.

Nota Técnica

Os dados da Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) são coletados em âmbito nacional pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e disponibilizados às federações estaduais para elaborarem as análises de seus estados. A ICF possui capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida de sua família. Trata-se de um indicador antecedente do consumo a partir do ponto de vista dos consumidores. A pesquisa é realizada com cerca de 500 famílias residentes no município de Vitória – ES. A análise dos dados de Vitória-ES é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.

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