INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Comunicação

  • Notícias
  • Imagens

  • Contato


Setor de serviços capixaba tem destaque nacional em agosto

Publicado em 23/10/2019

Mesmo com o cenário econômico instável, a alta representa um avanço positivo para o setor
 
O setor de serviços capixaba apresentou a segunda alta consecutiva em agosto e seu resultado foi destaque nacional na comparação com o mesmo mês do ano de 2018, com o avanço de 8%. Na comparação mensal, a alta de 2,8% em relação a julho foi a melhor registrada para um mês de agosto em quatro anos.
 
A Pesquisa Mensal de Serviços, com análise estadual feita pela assessoria econômica da Fecomércio-ES, mostra que, embora o desempenho do setor venha sendo marcado pela instabilidade durante o ano de 2019, o segundo resultado positivo consecutivo é um indicador importante. Com isso, o acumulado de janeiro a agosto para o setor de serviços no Estado ficou estável (0%) em relação ao mesmo período do ano passado.
 
Entre os indicadores da pesquisa, apenas um dos cinco grupos de atividades obteve desempenho negativo em relação a 2018, Outros Serviços, com recuo de 4,5%. 
 
Para o presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, o setor de serviços na esfera estadual ganhou um pouco de dinamismo nos dois últimos meses, mas ainda não se pode falar em retorno da tendência de crescimento, pois no país o setor não seguiu o mesmo caminho. “O cenário ainda possui um grau de instabilidade. Mas, para os próximos meses, acreditamos que a chegada das festas de final de ano e do verão deverá movimentar a atividade e trará a oportunidade para melhorar os resultados”, conta.
 
Brasil
 
Em relação ao mês anterior, o indicador de volume de serviços do país recuou 0,2% e na comparação com agosto de 2018 o recuo foi de 1,4%. No acumulado dos primeiros oito meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado, o volume de serviços tem apresentado crescimento 0,5%.
 
Frente a agosto de 2018, 20 das 27 Unidades da Federação apresentaram resultados negativos, com destaque: Alagoas (-10,7%), Acre (-9,1%) e Distrito Federal (-7,6%). O Espírito Santo se destacou com o melhor resultado positivo nessa comparação (+8,0%), ficando em 1º lugar entre os estados brasileiros. 
 
Nota Técnica
 
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) é disponibilizada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem por objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar o comportamento conjuntural do setor de serviços no País e nas Unidades da Federação, investigando a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Os dados poderão sofrer alterações e atualizações na próxima divulgação. A análise dos dados do Espírito Santo é realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
 

Setor de serviços capixaba tem destaque nacional em agosto

Compartilhe:

 

 

Visitas: 184



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.