INTEGRADO AO SISTEMA FECOMÉRCIO ES
  • Institucional

  • Sindical

  • Serviços

  • Connect

  • Certificado de Origem

  • Convenção Coletiva de Trabalho

  • Comunicação

  • Contato
  • O Sistema que Move


Número de lojas abertas cresce no comércio capixaba no primeiro semestre do ano

Publicado em 10/10/2019

Resultado já é 67,6% maior que no mesmo período do ano passado

O comércio do Espírito Santo registrou a abertura líquida de 176 lojas no primeiro semestre de 2019. Esse número corresponde ao saldo entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos comerciais com vínculos empregatícios no período. O resultado mostra que o ano de 2019 vem seguindo a trajetória de crescimento iniciada em 2018, com um aumento na abertura de lojas no primeiro semestre. 
 
O acumulado do primeiro semestre de 2019 já está positivo e deve ganhar mais ritmo no segundo semestre. A expectativa é de que ao final do ano o resultado seja ainda maior do alcançado em 2018. 
 
O ano passado representou um ponto de reversão da trajetória de recuo após três anos mostrando o encerramento das atividades nos estabelecimentos comerciais com vínculos empregatícios no Espírito Santo. Mesmo longe de reverter as quase 6.800 lojas eliminadas durante os três piores anos da crise, o resultado é o começo da retomada do setor. Com alguma defasagem, o movimento de abertura e fechamento de estabelecimentos comerciais tende a acompanhar a oscilação das vendas.
 
O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, avalia que o ano de 2019 começou com uma confiança bastante elevada entre os comerciantes, mas com o ritmo da atividade econômica mais lento do que se esperava, a confiança dos empresários do comércio ficou um pouco mais calibrada. “Para o segundo semestre, a expectativa é mais positiva, com a chegada das festas de final de ano e verão, que se traduz no maior movimento das atividades e de consumidores e traz a oportunidade para impulsionar os resultados”, revela o presidente.
 
 
Brasil 
 
Em todo o país o saldo entre aberturas e fechamentos de estabelecimentos comerciais geradores de trabalho contabilizou um incremento de 3.300 lojas no primeiro semestre de 2019. Das 27 unidades da federação, 14 registraram saldo positivo, com destaque para os Estados de São Paulo (+1.134) e Paraná (+713). Por outro lado, o Ceará (-313) foi responsável pela maior parte dos encerramentos. 
 
A abertura de lojas ocorreu em seis dos dez segmentos do comércio. Dentre os principais, os hiper e supermercados se destacaram positivamente (+2.716), seguidos pelas lojas de utilidades domésticas e de eletrônicos (+450) e pelas drogarias, farmácias e cosméticos (+397). Por outro lado, estabelecimentos especializados na venda de materiais de construção foram os que mais fecharam as portas no semestre (-456).

 
Nota Técnica
 
O levantamento sobre abertura e fechamento de estabelecimentos comerciais é realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em âmbito nacional, com dados para todas as unidades de federação. Os dados são baseados nas estatísticas de movimentação do CAGED/MTE. A análise dos dados do Espírito Santo foi realizada pela Assessoria Econômica da Fecomércio-ES.
 

Número de lojas abertas cresce no comércio capixaba no primeiro semestre do ano

Compartilhe:

 



CONTATO


NEWSLETTER


LOCALIZAÇÃO


REDES SOCIAIS


Onde estamos

Este site utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência. Leia nossa Política de privacidade.