Convenção Coletiva
Atestado de exclusividade
Enquadramento sindical

Fecomércio-ES

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) defende, há 70 anos, quase 400 mil empresas que empregam mais de 719 mil pessoas e respondem por 70% do PIB capixaba.

São 24 sindicatos associados nos setores lojista, atacadista, varejista, exportador e importador, de café e de eventos.

+374 milEmpresas
24Sindicatos filiados

Dados de mercado

Connect

Aqui você encontra os principais indicadores do comércio de bens, serviços e turismo, com dados atualizados sobre os segmentos no Espírito Santo.

Intenção de consumo (IFC)

O Índice de Confiança das Famílias (ICF) avalia a disposição das famílias em relação ao consumo de bens e serviços, refletindo seu nível de satisfação ou insatisfação nas áreas de emprego, renda e capacidade de consumo.

Índide de confiança (ICEC)

O objetivo é acompanhar a percepção dos empresários do comércio capixaba sobre as condições atuais e futuras da economia; propensão para investir, contratar e ajustar o estoque; detectando tendências e fornecendo informações qualificadas que subsidiem o processo de tomada de decisão.

Pesquisa endividamento (PEIC)

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência (PEIC) reflete a dimensão dos compromissos financeiros (endividamento) e a capacidade de pagamento (inadimplência) e o comprometimento da  renda das famílias do Espírito Santo.

Datas comemorativas

O Connect divulga pesquisas que antecedem datas comemorativas importantes para o comércio, serviços e turismo, indicando tendências de movimentação financeira e previsão de aumento ou queda nas vendas.

Sistema comércio

União

A Fecomércio-ES faz parte do Sistema Comércio, liderado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e formado por 34 federações patronais. São mais de mil sindicatos de diversos segmentos econômicos do comércio em todo o Brasil.

O Sesc e o Senac fazem parte do Sistema Fecomércio-ES

Cultura, turismo e lazer, educação, saúde e assistência social

O Sesc realiza ações socioeducativas que contribuem para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade capixaba.

• 17 unidades
  • +37 mil famílias receberam doações de alimentos pelo Sesc Mesa Brasil
  • +338 mil pessoas atendidas em 2023

O Senac-ES oferece a excelência do ensino profissional nas áreas de comércio de bens, serviços e turismo ofertando cursos de Formação Inicial Continuada, Aprendizagem, Qualificação e Aperfeiçoamento e Formações Técnicas.

• 9 unidades físicas e duas móveis
  • +44 mil atendimentos em todos os municípios capixabas em 2023
  • Crescimento de 27,9% nas cidades atendidas

Fique atualizado

Assine e receba nosso conteúdo em sua caixa de entrada.

Formulário Newsletter